Hiking a Trilha até Popradské Pleso

O belíssimo lago das Tatras, Popradské Pleso, em dois atos!

Estavamos morando em Poprad em setembro e outubro para fazer hiking nas Tatras. Um dos trajetos mais recomendados era o de Popradské Pleso, que apesar de fácil de percorrer, tem um visual sensacional. Então, em um sábado, fomos pra lá.

Take 1

Saímos de Poprad e pegamos o trem até a estação Popradské Pleso, o acesso mais fácil ao lago. A viagem é tranquila, com cerca de 50 minutos. A estrutura desta trilha é ótima e parte do trajeto é asfaltado – o que tira um pouco a graça -, mas logo encontra-se uma saída para uma opção mais interessante.

Já na subida o visual é deslumbrante! Cada detalhe das montanhas + vegetação + céu + animais é de apaixonar! O percurso é íngrime, porém fácil.

Saímos para a trilha que passa no Cemitério Simbólico das Tatras, que foi construído para lembrar de todos que foram explorar a região e por algum motivo permaneceram por lá (e os que também morreram em acidentes aéreos ocorridos nas montanhas). As Tatras são conhecidas como montanhas perigosas, com picos íngremes e bem propensos a avalanches. Estas tiraram a vida de centenas de pessoas. Os ventos também são fortíssimos nos picos e em dias mais fortes, levaram vários outros em travessias. Por ano, cerca de 20 pessoas morrem por lá e o cemitério é uma linda homenagem a elas!

OBS: Várias trilhas nas Tatras do lado da Eslováquia fecham para visitação em 01/novembro e só reabrem em junho. Portanto, dependendo do trajeto que você estiver pensando em fazer, só conseguirá entre julho e outubro.

Saindo do local, seguimos a trilha até a paisagem mais deslumbrante: o Popradské Pleso (pleso quer dizer lago). Simplesmente uma combinação perfeita de água cristalina rodeada de montanhas ainda com vegetação!

Aproveitamos para almoçar observando aquele cenário! No retorno pegamos outra trilha que levava até a cidade de Strbské Pleso, onde há outro lago belíssimo e a estação de trem para retornarmos à Poprad. Este outro lago fica para o próximo post.

Do Popradské Pleso partem trilhas que levam à Zakopane, na Polônia. Certamente voltaremos na região para realizar esta bela travessia! Fica mais um sonho por aqui!

Take 2

Faltando apenas duas semanas para irmos embora de Poprad, conforme nossa programação, vimos que a previsão do tempo era de neve! Era início de outubro e não estávamos acreditando muito na previsão. Mas, não há de ver que nevou mesmo??

E, claro, com a neve, não podíamos deixar de ir para montanhas!

As semanas que passaram foram de trabalho intenso e estávamos realmente exaustos para programarmos um trajeto diferente do que já tínhamos feito. Assim, resolvemos voltar ao Popradské Pleso. E a escolha não podia ter sido mais acertada!! Olha o visual com a neve!

E no retorno ainda conseguimos pegar uma trilha diferente, que nos fez percorrer as bordas das montanhas com um visual de tirar o fôlego (não de cansaço!). Começou a nevar no retorno e tudo ficou ainda mais mágico!

As Tatras ultrapassaram as expectativas de belezas e ficou aquele vontade de voltar mais e mais…